Sobre o grupo

Somos um grupo de jogadores de RPG que jogou a vida inteira D&D. Tentamos jogar outros sistemas, porém, por diversos fatores nunca conseguíamos manter uma rotina de jogo, história ou interesse. Chegamos a um ponto onde percebemos que nossos jogos estavam hack 'n slash por demais e faltava um pouquinho de interpretação. Ficamos alguns meses sem jogar porque o grupo havia se desfeito e alguns de nós viajado. Um dos nossos amigos convenceu-nos a jogarmos novamente, por isso, para unirmos o útil ao agradável, pois nosso mestre de Pathfinder estava voltando dos EUA, um dos mestres de D&D do grupo resolveu estudar e começar uma nova campanha épica, mas desta vez, utilizando o Novo Mundo das Trevas, especificamente Mago: O Despertar.

Passamos 1-2 meses estudando o NMdT, aprendendo o sistema de magia de MoD e a interpretação que esse jogo exige, bem como a construção de personagens e a narrativa diferente deste sistema. Embora vários do grupo tivessem jogado Vampiro: A Máscara, sentíamos falta da história principal estar atrelada ao background dos personagens. Como é de praxe em nosso grupo, todos escrevem o background de seu personagem e, juntamente com o mestre, juntar tudo isso na aventura e torná-la mais divertida e significativa para os jogadores e para o próprio mestre.

Nosso grupo é bastante heterogêneo, entre 20-33 anos e pelo fato de todos trabalharem, alguns inclusive nos feriados e finais de semana, é bastante complicado encontrarmos um horário que sirva para todos. Por isso temos jogado às sextas-feiras a noite, 1 ou 2 vezes por mês.

Entendemos que a proposta do Mundo das Trevas não é ser um jogo H'nS, mas também não acreditamos que seja somente interpretativo/narrativo, no que tange à tramas políticas, econômicas e interesses dentro das cabalas, clãs, matilha etc. Por isso, tentamos mesclar os ritmos. A ideia de jogarmos num sistema mais investigativo e que necessita de uma interpretação/interação maior com a história, foi muito bem vinda. Porém, não encontramos muitas referências sobre MoD na internet, de grupos que jogavam. Só encontramos gente brigando e discutindo qual edição era melhor que a outra e que "Tecnocracia rule them all". Desde então, todos do grupo leram os livros e chegamos à uma conclusão: de que a melhor maneira de jogarmos é como gostamos de jogar. O mestre criou uma trama de eventos em vários níveis, onde os jogadores, recém despertos, precisavam provar o seu valor para entrar para o Consilium da cidade. Cada um tinha um responsável que acompanhava e ensinava. As cabalas da cidade onde jogamos, bem como um resumo do background de cada mago, estão neste blog. Tudo criado por nós.

O problema é que o livro básico de MoD não trazia para nós uma boa diversidade de antagonistas. Conforme íamos lendo as discussões nos fóruns da White Wolf, descobrimos um mundo muito maior do que MoD. Nesse mesmo Mundo das Trevas, existiam vampiros, lupinos, perdidos, caçadores, aparições, prometheans, fadas, fantasmas e diversas outras criaturas sobrenaturais que poderiam dar a diversidade de encontros e situações que o grupo tanto gosta. Logo, encaixar essas criaturas nas tramas se tornou algo obrigatório! Fica muito mais divertido encarar o Mundo das Trevas como ele é, em toda a sua variedade, ao mesmo tempo que você está preocupado em salvar o sua bunda de várias outras ameaças de dentro do próprio Consilium! Por mais investigativo e político que o sistema seja, a ação e combate fazem parte de nossa essência como jogadores e temos tido bastante delas atualmente.

Pelo fato de sempre jogarmos com heróis e salvado o mundo várias vezes, interpretar a degeneração e corrupção em MoD tem sido uma das grandes dificuldades para nós. Você não perde sabedoria matando um Orc em D&D. Muitas das atitudes dos jogadores precisaram ser revistas e repensadas, para que o mesmo não se tornasse vil. A ideia de buscar alternativas inteligentes que não comprometam o "sobrenatural" inerente a ambientação e que não mate o alvo tem sido um exercício bastante proveitoso. O choque ao encontrar uma morte, por exemplo, tem sido muito mais significativo agora do que antes. Os PdMs tem sido melhor trabalhados e as relações entre jogadores/jogadores e PdM/jogadores tem sido muito melhor desenvolvida.

Os benefícios e a diversão tem sido tantas que até os do grupo que não gostavam do sistema, hoje tem uma visão diferente. Tem sido uma experiência muito boa. Tão boa que resolvemos criar esse blog para contar como o jogo está fluindo.

Esperamos que você, leitor, se divirta conosco e se sinta parte da história que estamos contando. Até a próxima sessão!


JL